Política
Ministério Público vai investigar denúncia de indústria de multas em Maceió
Deputado formaliza queixa no órgão e diz que cidade é também vítima da ação do que chamou de “Máfia do Guincho”
O deputado estadual Lelo Maia (União Brasil) esteve ontem (5), na sede do Ministério Público Estadual (MP/AL), reunido com o procurador-geral de Justiça (PGJ), Lean Araújo, para solicitar providências sobre a postura do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), em Maceió. Na avaliação do parlamentar, a cidade hoje é vítima de uma “máfia do guincho” e “indústria da multa”, que tem penalizado condutores com multas indevidas e comportamento abusivo.
Segundo Maia, o procurador escutou os relatos e até reforçou que alguns funcionários do MP/AL teriam sido vítimas do que o parlamentar está chamando de “indústria da multa”. “O filho de um procurador estava em São Paulo e o carro dele foi multado em Maceió”, contou.
Otimista, o deputado estadual comemora o resultado da reunião. “Foi um avanço muito grande”. O trâmite agora, de acordo com o deputado, vai seguir. “Ele [Lean Araújo] deu despacho à Promotoria de Justiça da Fazenda Pública Municipal, através do promotor Marcus Rômulo, para que abra procedimento administrativo de investigação das denúncias”.
O parlamentar pretende entrar em contato com o promotor até a próxima terça-feira (11), para que seja aberto um canal de denúncia via Ministério Público, reforçando a atuação como fiscal da lei.
A campanha do parlamentar segue nas ruas, nas redes sociais e na tribuna da Assembleia Legislativa. Na última terça-feira (4), ele se pronunciou sobre o tema mais uma vez e informou que iria ao MP no dia seguinte. O deputado chegou a falar com a Tribuna Independente que já está marcada uma audiência pública sobre este tema para o dia 19 de outubro.
De acordo com o MP Estadual, o deputado ficou de acrescentar algumas informações para fazer o devido protocolo legal no órgão, e quando isso chegar à Procuradoria Geral de Justiça ele vai encaminhar para a coordenação das fazendas públicas municipais, que são três promotorias, para que a promotoria faça a distribuição e a promotoria que receber essa denúncia fazer, se assim entender, a devida apuração.
O CASO
Tudo começou no dia 17 de outubro deste ano, quando o DMTT tornou público um vídeo do parlamentar em um embate com um agente na rua. Acusado de abuso de poder, o parlamentar explicou que estava tentando impedir exatamente a postura abusiva do agente. Ele recebeu centenas de mensagens de pessoas que se identificaram com o fato, que consideram que há irregularidades no cenário atual do trânsito na capital alagoana.
Na Câmara de Maceió, o tema também tem sido repercutido. O primo do deputado, vereador Zé Márcio Filho (MDB), é a favor de uma audiência conjunta para tratar sobre as denúncias que hoje recaem contra o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
3Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira




